Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de junho de 2014

... FELIX FENIX ...

FELIX um Alemão dos seus 70 anos que encontrei na praia da Bexiga no Camorim Grande, deserta com sempre...
Eu chegando a praia que é suja sendo um fundo de baía, muito diferente da minha amada e querida PRAIA VERMELHA na URCA no RJ... 
Cato os meus ÔKÔTÔ que na lenda YORUBÀ significa o Pai de YEMANJÁ, e vejo sentado numa pedra vestido de sapatos - calça comprida e camisa essa simpática figura de costas para o mar e comendo...
Como complemento do vestuário tinha uma bolsa - uma máquina fotográfica e um rádio relativamente antigo a pilhas com uma longa antena...
Fui me aproximando e vi que ele tinha colocado em cima da pedra uma toalha e uma caneca de café e ao lado pão com manteiga e queijo...
Ouvia descansadamente o rádio e tomava seu café com pão as 9 horas da manhã e a beira mar e muito saborosamente...
Passei por ele vendo aquela excentricidade e ele me deu um bom dia que eu respondi, continuei a catar e andei, fiz as minhas saudações ao mar sagrado como de praxe e voltei, quando ele já vinha em minha direção depois de ter tomado o seu café e ele me estendeu a mão perguntando em um Alemão arrastado se eu estava pegando sirrrrrrri o que respondi que não e contei a lenda de ÔKÔTÔ...
Ele ficou encantado e começou a me dizer que mora em Angra a 26 anos e não troca aqui por nada no mundo...
Me surpreendi ele gosta da cultura do lugar e suas histórias diferentes e mágicas das ilhas e dos lugares como Praia do Anil - Ponta Leste - Zungú - Belvedere a beira da Rio Santos - Presídio da Ilha Grande e o Cruzeiro o Convento de São Bernadino de Sena todos eles e mais outros com as suas energias positivas e negativas...
O FELIX é um FENIX porque por tudo que ele é e de onde veio faz ressurgir as histórias que o tempo e o esquecimento das autoridades ligadas ao turismo estão teimosamente fazendo com que essa cultura e essas histórias caiam no esquecimento... É PENA ... MAS ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário