Powered By Blogger

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

... PAPAI NOEL E MEU AVÔ ...

... RECORDAR É VIVER EU ONTEM SONHEI COM VOCÊ 


O velho tem isso eu não sabia que de repente a memória nos trai e ela desavisadamente começa a andar para trás e não vem devagar - "Recordar é reviver aquilo que foi vivido" ...
Me lembro claramente todo o cenário em que se passou essa cena com o meu avô paterno João Bruno ...
Um homem alto e sempre de terno e de chapéu de feltro cinza, como bom advogado, não perdia a pose, porque sendo Italiano de nascimento e chegando aqui muito pequeno, estudou e se formou ...
Nunca advogou na promotoria e sempre na defensoria pública sendo sempre o advogado dos pobres do Município de Magé, sem nunca ter cobrado um centavo sequer ... 
Rolava o ano de 1950 e eu com 6 anos de idade, brincava sentado no chão da varanda da casa de vila na da Rua Araújo Lima no Andaraí Leopoldo ...
Quando ele chega da rua abre o portão de ferro pintado de marrom, entra faz um afago na minha cabeça e pisa na varanda em cima do meu único caminhãozinho feito de madeira pregado com pregos finos para não rachar a madeira e com rodas vermelhas feitas de chapinha de cerveja ...
Pisou nele e quebrou o caminhãozinho, e a imagem que ficou parada na minha memória é que quando olhei para cima e vi aquele homem enorme de terno preto e gravata cinza parado e decepcionado como uma estátua olhando para o chão e o caminhãozinho quebrado ...
Não chorei -  ele sim - porque era ante véspera de Natal dia 22 para 23 Dezembro e a mesa da sala estava sendo preparada para a ceia e muita comida e bebida sobre ela, meu avô saiu de cena e começo a ver uma movimentação diferente e muita agitação das pessoas e de repente, as comidas e as bebidas começaram a ser retiradas da mesa com rapidez - em seguida meu avô João foi colocado deitado sobre a mesa de terno e sapatos, não entendi nada ...
Me foi dito que naquela mesma noite Papai Noel passaria para leva-lo para o céu e eu acreditei a partir daquele momento que ele realmente existe ...................

Nenhum comentário:

Postar um comentário