Powered By Blogger

sábado, 4 de abril de 2015

... OS MEUS VIZINHOS NOS ANOS 50 ...

Claro que eu morava em outro lugar - Rua Clemente Falcão 11 - bairro do Andaraí Leopoldo - RJ...
Tinha eu entre 6 anos a 10 anos e me lembro que a família que morava ao lado da minha casa eram os VIZINHOS que são amigos de minha mãe e minha avó até hoje...
Lembro que a nossa geladeira era um caixote de Bacalhau muito grande, já que eles eram muito bem feitos, aliás bacalhau naquela época era comida de pobre, assim como a feijoada também era...
Meu Pai chamava o geleiro que vinha de bicicleta, com uma pedra grande de gelo numa caixa em cima do guidom e com uma borrachinha que saia da caixa e enrolava no quadro e terminava perto da roda traseira para escoar a água que ficava empossada na caixa...  
A calça do geleiro que ficava do lado da corrente era presa com um pregador de roupa para não sujar a bainha da calça...
Minha mãe subia num banco e pedia pelo muro a vizinha ovos emprestado e dias depois era a vez da vizinha que pedia uma xícara de açúcar e um pouco de óleo...
Hoje está tudo diferente e os vizinhos muito mais distantes, hoje nos anos 2000 são os anos que alguns vizinhos que além de não serem daquela época não tem tato para entender esses gestos...
Hoje não tem muro mas em compensação outras barreiras existem e muito mais altas do que eles...
Os tempos modernos com o avanço da tecnologia criaram os VIZINHOS que são os malucos beleza - os novos ricos que se atrapalham com dinheiro - os que alimentam as suas paranoias - os que se acham mais malandros mas que na verdade não passam de Manés - o Ermitão que se isola com os seus fantasmas - os mau educados e grossos que nem Bom Dia são capazes de dar a um semelhante...
Mas em contra partida tem os que são solidários - tem os que são prestativos se dispondo mesmo com dificuldade física socorrer e levar a um Hospital em seu próprio carro debaixo de chuva a noite num domingo - tem os que se prontificam a levar em seu próprio carro para fazer exames em um Hospital longe sem cobrar nada em troca - tem os que torcem para que tudo de certo em suas vidas apesar de terem de  dia se mudar - e a que confia e se ampara nos conselhos que a Espiritualidade, não medindo a gratidão dando a alegria de um agradável agrado...
A velhice não está na cabeça dos velhos ela está no físico dos velhos ou melhor no cansaço do veículo físico, como dizem os Espiritualistas, porque na verdade velho é trapo e vivência é privilégio dado por DEUS...
Escrevi sobre os vizinhos de um condomínio fictício e longe de ser o que eu estou morando, ou melhor, Estagiando...rsrsrsrsrsrsrsrs ...



Nenhum comentário:

Postar um comentário